Controlador de temperatura para aquecedores de ambiente

Conforme prometi no último artigo, montei um controlador de temperatura para aquecedores de ambiente com lâmpadas halógenas. Utilizei o termostato de baixíssimo custo daquele artigo.

Termostato XH-W1207

Primeiro, comprei duas caixas Patola PB108/2 TE e, de cara, constatei que seria preciso fazer algumas alterações no termostato para que ele ficasse mais “confortável” dentro da caixa.

Em primeiro lugar, observando-se o termostato de perfil, verifica-se que a altura do display é menor do que várias peças na placa, como capacitores e o próprio relé. Com um ferro de solda e um sugador, retirei cuidadosamente o display e coloque no seu lugar, terminais torneados como os da figura abaixo.

Barra de terminais torneados

Isso permitiu que o display ficasse ligeiramente acima do nível das demais peças, possibilitando encaixá-lo no painel da caixa. Também precisei retirar o led indicador de relé ligado e ligá-lo através de fios mais longos para fixá-lo no painel.

Fiz um orifício retangular no painel, ligeiramente maior que o display, e os furos para os botões, para o sensor e para o led.

A última “gambiarra” foi providenciar extensores para os botões de ajuste, para que fosse possível o ajuste sem abrir o aparelho depois que tudo estivesse dentro da caixa. Fiz isso utilizando rebites de 6 mm serrados na altura adequada e fixados com fita isolante e cola quente no painel.

Coloquei espaçadores de plástico na placa e fixei-a no painel com cola quente. Mas antes conectei quatro fios dois para a alimentação de 12V DC e dois para o controle do aquecedor. Utilizei conectores Sindal para facilitar as conexões.

Peguei um fonte de 12V x 1A, como a da figura abaixo, e retirei a placa de circuito impresso.

fonte-12v

Soldei dois fios para a entrada de 127 V AC e dois para a saída de 12 V DC. Fixei a placa com cola quente no fundo da outra caixa PB108/2 TE.

Os fios, conectei em conectores Sindal. Fiz dois furos na segunda caixa para o fio da tomada e para a saída de controle do aquecedor. Passei os fios, liguei os conectores e fiz as ligações internas. Juntei as duas caixas uma na outra (sem os fundos com aletas) e fixei com fita isolante, fechando o conjunto.

Regulei o termostato para funcionar como aquecedor, à temperatura de 21 ºC e histerese de 1 ºC. Dessa forma, ele liga o aquecedor quando a temperatura atingir 21 ºC e desliga quando ela atingir 22,1 ºC.

O teste funcionou bem mantendo a temperatura do quarto entre os valores indicados. O tempo de liga e desliga ficou em cerca de 20 minutos (10 minutos ligado e 10 desligado), mas ainda preciso cronometrar para ter uma ideia melhor, no quarto de cerca de 3,5m x 3,5 m x 2,7 m. Aparentemente, ele fica mais tempo desligado do que ligado.

IMG105

IMG106

Com esse arranjo, vou evitar manter o aquecedor ligado a noite toda durante os dias frios de inverno em Curitiba, economizando energia ao mesmo tempo que ofereço um quarto quente e confortável para minha filha.

Até a próxima.

4 Respostas para “Controlador de temperatura para aquecedores de ambiente

  1. Este termostato armazena as configurações (ajuste de temperatura, histerese, etc..) após desligado (sem a alimentação 12V) ?? Estou pensando em adaptar um desse no ar condicionado do meu carro, e, neste caso, ele o termostato só seria ligado quando o ar estivesse em funcionamento…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s