Reduzindo o custo do termostato da geladeira

Termostato XH-W1207Meu primeiro artigo neste blog foi Hackeando a geladeira. Muitas pessoas consideravam caro o termostato da Novus que utilizei na minha geladeira… Eu também. Por isso comecei a buscar alternativas para o termostato, inclusive utilizando microcontroladores como o mostrado no artigo Programando o Bootloader do Arduino no ATMega8. Recentemente encontrei um termostato de baixíssimo custo, mais barato até que os mecânicos encontrados no mercado de varejo. Trata-se do Termostato digital XH-W1207, de uma empresa chinesa de nome impronunciável.

O lugar mais barato que encontrei foi no DealExtreme: http://dx.com/p/diy-digital-temperature-control-module-50-110-c-175472

Encomendei um pra testes e estou extremamente feliz, pois substitui os caríssimos termostatos industriais com vantagem. A desvantagem é que demora entre 15 dias e 2 meses pra chegar, dependendo da boa vontade da receita federal brasileira e dos correios. A encomenda demorou 7 dias pra chegar no Brasil e 40 dias pra ser liberada e entregue.

Infelizmente, o termostato vem com um manual em Chinês. Não há versão em Português nem em Inglês. Um outro comprador encontrou uma página com o manual e traduziu para o Inglês com o Google Translate aqui. A tradução é sofrível.

Sem paciência, resolvi fazer meu próprio manual e estou disponibilizando aqui: Termostato XH-W1207. Modéstia á parte, ficou muito melhor do que o de fábrica😉

O inverno está chegando. Em Curitiba faz bastante frio e o consumo de energia costuma aumentar com banhos mais quentes e demorados e aquecedores de ambiente ligados. Minha ideia é controlar a temperatura de um quarto utilizando um aquecedor de ambiente que utiliza lâmpadas halógenas como o da figura abaixo, evitando que fique ligado permanentemente sem necessidade. Aguardem novos desdobramentos dessa novela.

Aquecedor halógeno

10 Respostas para “Reduzindo o custo do termostato da geladeira

  1. Pingback: Controlador de temperatura para aquecedores de ambiente | Economizando Energia

  2. Tentei baixar o manual do termostato que voce fez , mas não consegui , acho que não está mais viabilizado. Poderia , por gentileza, enviar por E-mail?

    • Bom dia, Naildion.

      Sim, pode ser ligado direto. Os motores de geladeira mais potentes estão na casa dos 250 a 400 W. O rele do termostato, dos mais fraquinhos suporta 1000 W ou mais.

      Abraço.

  3. Paulo, em outro post comentei sobre a intenção de controlar a temperatura automotiva com um desses controladores, porém não encontro um que tenha a entrada de alimentação em 12VDC com uma tolerância maior que 10%. Um com 20% seria o ideal (9,6 a 14,4), de modo a não prejudicar a leitura ou atuação dentro desses limites normalmente encontrado em automóveis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s